terça-feira, 22 de setembro de 2009

O que é solidariedade



A palavra solidariedade é usada para designar um sentimento, ou a união de simpatias, interesses ou propósitos entres os membros de um grupo. A solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornarse ainda mais firme em face de oposição vinda de fora. Solidariedade, além de ser uma ajuda, é uma ajuda que não se espera volta. Algo que fazemos de coração.Se as pessoas que ajudarmos ficarem gratas a satisfação será maior, porém não é pela satisfação que a solidariedade é feita e sim para o bem de quem precisa.

O que é sociedade



Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que integram entre si constituindo uma comunidade. Uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

O que é diálogo

Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Para existir diálogo tem que existir um locutor. Diálogo (do grego diálogos, pelo latim dialogus): 1- Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2- Discussão ou trocas de idéia, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e harmonia. Uma das características do homem moderno que ganhou mais fôlego com a revolução tecnológica foi a preocupação com a economia do tempo, bem como a de fazer sempre mais coisas em tempo menor. Nesse contexto, o imperativo da objetividade ganhou força e também interferiu nas relações pessoais.

O que é ética e quais são os seus significados



A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.
A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.
Ser Ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. "É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc." Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência " limpa".

Regras de convivência que considero justas em nossa sociedade



Leve em consideração que grandes amores e conquistas envolvem grande risco.
Quando você perde, não perca a lição.



Siga os três R's:
-Respeito a si mesmo;
-Respeito aos outros;
-Responsabilidade por todas suas ações;



Não deixe uma disputa por questões menores ferir um grande amigo.
Quando você perceber que cometeu um erro, tome providências imediatas para corrigí-lo.
Abra seus braços para mudanças, sem abrir mão de seus valores.
Lembre-se que o silêncio é algumas vezes a melhor resposta.
Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.



Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.
Compartilhe o seu conhecimento. Esta é uma maneira de alcançar a imortalidade.
Seja gentil com a terra.



Uma vez por ano, vá a algum lugar que você nunca esteve antes.
Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor mútuo excede o amor que cada um precisa do outro.



Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que abrir mão para consegui-lo.
Valorize o amor, a amizade, a saúde, mais que o dinheiro.

Os dez mandamentos. Qual aprendizado se pode tirar deles



Os dez mandamentos são:

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

O que pude aprender com os DEZ MANDAMENTOS é que com eles podemos tentar ser pessoas melhores e ter uma sociedade mais justa, sendo assim sem brigas sem violência , sem fome ... Mas muitas pessoas não dão nenhuma bola para esse tipo de assunto, simplesmente ignoram ou fingem que não escutam. Talvez seja por isso que nossa sociedade está assim com roubos, assaltos, mortes, pessoas sem abrigo, sem comida, sem emprego e muita desigualdade rolando por todo o mundo.

O que é criatividade e como ela acontece



Criatividade é o modo de viver, de ser, de pensar e de agir. É olhar uma coisa e ver diferente do que todos vêem, é o ato de criar algo novo ou de transformar algo que existe em outra coisa ( inovar).

É a capacidade que os humanos têem de se adaptar à rotinas ou situações extremamente diversas, sem perder o auto-controle.

É a melhor ferramente para alcançar novas soluções. Resolver um problema de forma incomum através de um simples arranjo de ideias. A capacidade de criar algo novo a ser acrecentadoem uma 'caixa de conhecimentos' pré-existentes.

Criatividade é errar de vez enquando, afinal o que é o erro senão uma tentativa de acerto. Enfim é a capacidade de pensar diferente e realizar uma ação a partir desse pensamento.

A criatividade não tem hora nem momento exato para acontecer, ela chega sem pedir licença, vem na imaginação da pessoa que à coloca em prática e realiza belas ações.

domingo, 20 de setembro de 2009

O que é liderar e quais são os tipos de liderança que o mercado conhece



Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.

Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.


Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.

Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigí-los.

Liderança paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes que um indivíduo.

Explique quais são as atitudes que trazem resultados positivos



· São as suas atitudes e não as suas habilidades que determinam a sua altitude.
· Você se torna bem sucedido ao ajudar outras pessoasa serem bem-sucedidas.
· Busque a paz interior.
· Perdão substitui a amargura.
· Camadas de ressentimento sepultam a alegria.
· Não se renda à auto-piedade.
· Substitua negativos com positivos.
· Deixe que a verdade tome o seu lugar.
· Faça de uma maneira eficiente aquilo que tem que ser feito.
· A sua mente trabalha muito melhor quando está aberta.
· Alvos sem uma data limite são apenas boas intenções.
· Enfrente os seus problemas e lide com eles.
· Sempre busque o melhor.
· Não continue a fazer as coisas da mesma maneira se você não está gostando dos resultados que tem obtido.
· Reconheça os seus erros.
· Ataque o problema e não a pessoa.
· Não permita que os seus amigos se tornem seus inimigos.
· Aquilo que funciona para uma pessoa pode não funcionarpara você.
· Torne-se 100% comprometido a adquirir aquilo que você deseja.
· Você é a única pessoa que pode lhe parar permanentemente.
· Não crie desculpas para não fazer ou não ter.
· Não exagere, isso lhe enfraquece.
· Não assumir riscos é um risco.
· Tempos difíceis criam sofrimento. Sofrimento criam mudanças.
· Seja você mesmo.
· Encontre tempo para fazer aquilo que você gosta.
· Nunca pare de educar a si mesmo.
· Trate as pessoas da maneira que você gostaria de ser tratado.
· Mude para melhor.
· Cresça continuamente.
· Ame com paixão.
· Seja pontual.
· Planeje antecipadamente.
· Creia nos seus sonhos.
· Liberte-se de relacionamentos abusivos.
· Compartilhe os seus pensamentos.
· Paciência. Seja sempre paciente. Nunca desista.
· Seja profissional.
· Assuma responsabilidade pelos seus erros.
· Coloque crescimento espiritual no topo da sua lista de prioridades.
· Vá muito além do seu dever.
· Ouça música que lhe motive.
· Evite palavrões e xingamentos.
· Pense positivamente.
· Você pode conseguir, se você tentar.
· Mantenha o seu cérebro ativo, motivado e alerta.
· Não fira deliberadamente as outras pessoas.
· Mude de dentro para fora.
· Não culpe os outros.
· Não torça a verdade.
· O amor não tem substituto.
· Seja prático. Pense praticamente.
· Seja você mesmo. Dura muito mais.
· Nunca pare de explorar novas maneiras e novos métodos de se aprimorar.
· Não ponha as pessoas para baixo.
· Esteja aberto à crítica. Você poderá identificaros problemas muito melhor.
· Seja responsável.
· Seja confiável.
· Mantenha-se motivado.
· Faça mais do que lhe é esperado.
· Dê mais do que receba.
· Não desperdice energia.
· Não viva no passado.
· Leia bons livros. Aprenda com eles.
· Seja justo.
· Seja agradável
· Não permita que obstáculos o coloquem para baixo.
· Seja humilde.
· Evite o mau humor.
· Busque motivação diariamente.
· Aprenda diariamente.
· Não seja arrogante.
· Preste atenção nos detalhes.
· Péssimas atitudes anulam brilhantes habilidades.
· Não tenha vergonha de chorar.
· Esteja aberto a mudanças.
· Sonhe.
· Pense bons pensamentos, puros e positivos.
· Sorria.
· Tenha fé em Deus
· Seja honesto consigo mesmo
· Cerque-se de amigos que pensem positivamente
· Compartilhe com outros o que você tem recebido.
· Não abandone o seu sonho
· Cumpra aquilo que você prometeu
· Crie o hábito de admitir quando estiver errado
· Todas as coisas são difíceis antes de se tornarem fáceis. Portanto, não desista!
· Mantenha consigo os segredos que lhe foram confiados.
· Sorria freqüentemente.
· Leia diariamente.
· Ore diariamente.
· Pense antes de falar.
· Encoraje outras pessoas.
· Escreva os seus alvos.
· Creia em si mesmo.
· Ouça os fatos.
· Aprenda a conviver com as diferenças.
· Recupere-se de um fracasso.
· Responda imediatamente as suas correspondências.
· Fracassar não significa evitar de cair. Você fracassa quando não se levanta.
· Afirmação e apreciação produz maravilhas. Afirme e aprecie pelo menos uma pessoa por dia.
· Simplifique a sua vida.
· Existem 86.400 segundos em cada novo dia.Tente usá-los com sabedoria.
· Pedir ajuda é o primeiro sinal de coragem.
· Nunca prometa algo que você não possa cumprir.
· Você fará da sua vida um inferno se você desistir.
· Mantenha-se entusiasmado com as incríveis possibilidadesque a vida lhe oferece.
· A única coisa impossível é aquilo que ainda não foi tentado realizar.
· Para se livrar de maus hábitos, confesse as suas faltas a alguém de sua inteira confiança.
· Se você crê que alguma coisa é possível, ela será.




"Ao LiDaR cOnSiGo UsE a SuA mEnTe. Ao LiDaR CoM aS oUtRaS pEsSoAs UsE o CoRaÇãO."

O que é responsabilidade social e como você lida com ela



A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral, ou seja, responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. Atualmente, fatores como educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, esporte e lazer são responsáveis pela continuidade de um crescente ciclo de consumo e pelo desenvolvimento de toda a cadeia produtiva em torno da sociedade.

O que diferencia o consumo CONSCIENTE do consumo RESPONSÁVEL?





Consumo Consciente significa consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. O consumidor consciente reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente também busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.


Consumo Responsável é a capacidade de cada pessoa ou instituição, pública ou privada, escolher e/ou produzir serviços e produtos que contribuam, de forma ética e de fato, para a melhoria de vida de cada um, da sociedade e do ambiente”. Isto pode ser feito através das maneiras:
* Compras corretas — Favorecendo produtos eticamente corretos e realizar negociações baseadas em princípios no bem comum, e não só na satisfação de interesses individuais, permitindo a negociação para o interesse próprio apenas para perpetuar algum bem comum além deste interesse.
* Boicotes morais — A compras e negociações que vão de encontro à proposta anterior.

Quem são os diferentes em nossa sociedade?



Em nossa sociedade, as diferenças estão presentes principalmente nas pessoas. Todos os dias convivemos com pessoas muito diferentes de nós mesmos. Algumas são mais velhas, outras mais novas. Existem pessoas mais ricas e mais pobres, pessoas de raças diferentes (negros, mestiços, índios, orientais, brancos), de crenças diferentes (católicos, judeus, muçulmanos, budistas, etc.). Tem gente cabeluda e gente careca, alta e baixa, gorda e magra, de olhos claros e escuros, de nariz grande e pequeno. Pessoas com uma opinião, pessoa com outra opinião.É gente de todo tipo! E com toda essa diferença, veja só: todo mundo é igual. Não só por sermos todos seres humanos, mas iguais também perante a lei, segundo a Constituição do Brasil.

Como lidar com as diferenças em nossa sociedade

Em meio a globalização onde todos estão em constante mudança para acompanhar os acontecimentos. Existe a diversidade de culturas que caracterizam a sociedade. Mas antes de determinar qualquer decisão, sempre estamos a postos a ouvir e entenderque não há concordância de opiniões com o que queremos seguir quando outra pessoa tem uma razão de ideias diferentes da sua. É preciso cuidado para examinar a ação de outros indivíduos, pois mesmo não concordando com a opinião do outro, devemos RESPEITÁ-LA. A crítica construtiva serve para avaliarmos nossas decisões e abrirmos a mente para ouvir e saber o que realmente desejamos. Se for certo ou errado ou se é válido ou não. Existe diferença em todos lugares, pois aprendemos e somos educados de maneiras diferentes, mas observamos a todo o momento que nem tudo é tão perfeito como queríamos que fosse. E nessas frustações indiferentes, incumbimos nossos desgostos nas pessoas que não concordam conosco. Trazendo infelicidade para aqueles que não suportam a ideia de ser diferente de você.

Explique quais foram as idéias e reflexões que realizou e conheceu na disciplina do ano de 2009



O ano de 2009 foi um ótimo ano, porque eu aprendi e me diverti muito. Principalmente na parte de ética ande aprendi a ser um a pessoa melhor indetificando os meus erros e tentando de toda a forma concertá-los. Foi um ano que eu fui muinto feliz, porque tentei aproveitar todos os momentos que passei esse ano e tentei não ficar triste com coisas bobas, inúteis. Foi um ano que comemorei muntais vitórias e aprendi com os meus erros. Resumindo foi um dos melhores anos da minha vida.

sábado, 19 de setembro de 2009

O que espera e deseja no ano de 2010? Por que?



Espero que no ano de 2010 o mundo esteje melhor para se viver, que não haja muita poluição. Um ano pode parecer pouco para os resultados aparecerem, mas não é. Um ano dá para fazer-mos muita coisa, mas é presciso a colaboração de todo mundo!

Espero também que nossa diminua cada vez mais o desperdício de alimento, que a sujeira das salas também diminuam e que o desperdício de água acabe!

Desejo que em 2010 eu conseigua passar de ano com notas exelentes e que eu continue tendo minha verdadeiras amigas me ajudando , me apoiando, me conselhando como sempre fizeram !

ESPERO E DESEJO EM 2010 UM ÓTIMO ANO !

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cinco vídeos sobre meio ambiente

Os videos sobre meio ambiente estão nos link's abaixo, é só clicar.








Vantagens e desvantagens da vida em grupo e das amizades





Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando.


Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade.


Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim...


Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível...


E que esse momento será inesquecível...


Só quero que meu sentimento seja valorizado.


Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre...


E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.

Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém...e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto.


Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho...Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento...e não brinque com ele.


E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.


Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe...


Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz.


Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.


Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas...


Que a esperança nunca me pareça um NÃO que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como SIM.


Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros...


Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão...


Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena.


Mário Quintana

Os três R's



Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.


Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.


Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.


Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença , por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estás a fazer, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença. Um exemplo que posso citar, foi o meu dia a dia com familiares e amigos, sei que “contagiei” alguns deles com meus hábitos de reciclagem. Comece por separar o lixo reciclável como: plástico, papel, vidro e metal, vais ver que depois estarás a fazer por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos anos ao nosso meio ambiente.
As cores para a coleta selectiva de lixo ainda não são um padrão mundial(tanto quanto sei), mas são adoptadas por muitos países:
· Amarelo: metais e plásticos

· Azul: papel e cartão

· Verde: vidros

Problemas do lixo e a coleta seletiva








Problemas do lixo








Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.
A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.
De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos doméstico e comercial constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades.



Coleta seletiva



Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Vida em família: Importância e desafios




Os principais desafios da vida em família é respeitar os limites dos outros é saber a hora que devemos ajudar ao próximo compreender seus sentimentos saber a hora de dialogar ensinar para poder ter uma vida em família com harmonia.






_______________________


A Família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor.
À Família é o nosso fundamento, a base do nosso futuro, mas é reconhecido que a família unidade base da sociedade, enfrenta, desde algum tempo, problemas complexos, que têm afetado a sua estrutura, tais problemas ou desajuste familiar ocorre por motivos mais diversos tais como: o desrespeito de cada uma das pessoas em relação a outra, inclusive no que tange a privacidade; à ausência do diálogo; a desmotivação da vida à dois e a FALTA DE AMOR, este último tem contribuído, em larga escala, para a dissolução da estrutura familiar.

Ao modificar o entendimento dessa palavra divina chamada AMOR, que está acima da compreensão das últimas gerações dominadas, inteiramente, pelos sentidos materialistas, gerações que se distanciam das coisas do espírito, de onde nascem a amizade, a ternura, o afeto, e que engrossa, em seu processo de tornar-se puro, o amor pleno, aquele que é engrandecido pelo sentimento, e não pelo instinto. Se dentro do seio familiar, aplicarmos o nosso mais valioso curso de renunciação e fraternidade e, quando praticarmos o ensinamento do amor puro, com quem convive conosco e nos partilha a mesa através do calor do mesmo sangue, então estaremos inteiramente habilitados para seguir com Jesus no apostolado do bem à humanidade inteira, pois toda família se beneficia de um ambiente agradável e cheio de amor.Não podemos esquecer que a educação dada pela família, através dos padrões de ética, de moral e de religiosidade é fundamental para sua formação moral, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira o amor, aprende a amar com toda a naturalidade do mundo. Um jovem, que vê nos pais um exemplo a ser seguido, encontra outras pessoas e, naturalmente, dá um bonito testemunho de amor, assim quem aprende a respeitar o semelhante, NÃO MATA, NÃO ESTUPRA e nem comete VIOLÊNCIA CONTRA O PRÓXIMO. Temos que deixar claro, que a falta da educação familiar entre outros males, tem gerado a falta de respeito ao próximo e a própria vida e como conseqüência, a qualidade de vida da sociedade tem descido às raias do absurdo de assistirmos a violência gratuita tirando as vidas dos jovens. Será através da organização familiar que a sociedade conterá os vícios das drogas, a maternidade antecipada e o avanço da criminalidade, só assim os valores da instituição familiar, através das quais será possível resgatar a estabilidade da união, a paternidade responsável e a paz social, pois a FAMÍLIA É A ESPERANÇA DA HUMANIDADE, e, todos aqueles que a valorizarem terão mais condições de serem felizes na vida. Isto porque, sem a estrutura familiar reorganizada, não se conseguirá melhorar a qualidade de vida das pessoas, nem diminuir essa criminalidade que tanto nos assusta.




A família



Mazenildo Feliciano Pereira

Filme "Juno"





Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que engravida de maneira inesperada de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal, Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.

Adolecência: Desafios e contradições



Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.Atualmente, o conceito mais aceito é o de que não existe adolescência, e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de gênero, classe e também etnia.Existem quatro grandes metas que devem ser alcançadas pelos adolescentes são elas: a formação de uma identidade equilibrada e positiva, alcançar a independência dos pais ou dos adultos responsáveis pela educação do adolescente(s), conhecer e amar pessoas fora do convívio familiar, encontrar seu lugar junto ao sol ou um lugar no mundo ou dar um rumo à sua carreira profissional e por conseqüência alcançar a independência econômica.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Consumo consciente e consumismo




Consumo consciente





A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.E os reflexos podem ser positivos ou negativos. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, por exemplo, o consumidor financia essa prática abominável. Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos ou de comércio justo, contribuirá com setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que não agride o meio ambiente.Aquela velha prática de “lavar as mãos”, de encontrar um culpado pelas mazelas do mundo, é inválida no consumo consciente. Se algo está errado, todos têm uma parcela de responsabilidade.A escassez de recursos naturais, nesse sentido, não pode ser atribuída somente às empresas, pois foram os consumidores que financiaram sua exploração.Por isso, é fundamental estar bem informado sobre os produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados. O poder de transformação social está nas mãos dos consumidores, e cabe a eles escolher como fornecedoras empresas éticas, que respeitam os direitos humanos e os limites naturais do planeta.




Consumismo




Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciencia. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo,desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea.A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquirí-lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar. A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados. Além disso, trouxe também várias conseqüências negativas por não se ter preocupado com o meio ambiente. A Revolução Industrial do século XVIII transformou de forma sistemática a capacidade humana de modificar a natureza, o aumento vertiginoso da produção e por consequência da produtividade barateou os produtos e os processos de produção, com isso milhares de pessoas puderam comprar produtos antes restritos às classes mais ricas.A sociedade capitalista da atualidade é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por meio dos mercados internos, seja por meio dos mercados externos, já que um aumento do consumo, registra-se uma maior necessidade de produção, que para atender a esta demanda gera cada vez mais empregos, que aumentam a renda disponível na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo. O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não-renováveis.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pecados Capitais



Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo, mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano.

Luxúria




A luxúria é um pecado capital (Pecado principal) ou seja, um pecado mais forte que segundo a doutrina católica, serve de "porta" para levar à outros pecados, no caso da luxúria há diversas ramificações como, por exemplo, a prostituição, sodomia, pornografia, incesto, masturbação, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo (busca de prazer inflingindo dor ao parceiro) e masoquismo (busca de prazer recebendo punições que envolvem dor do parceiro), desvios sexuais, e tantos outros pecados relacionados com a carne. A luxúria segundo a mesma doutrina pode acarretar em consequências como por exemplo o estímulo ao aborto (no caso de gravidez indesejada), transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual (no caso de pessoas com desvios sexuais que buscam na submissão do outro o seu prazer ou em pessoas que sofreram na infância tais abusos). Portanto a Luxúria seria uma porta de acesso à outros pecados (Desvios Morais).
Em Bhagavad Gita o Senhor Krishna disse: é a luxúria, nascida dentre a paixão, que se transforma em ira quando insatisfeita. A luxúria é insaciável, e é um grande demônio. Conheça-a como o inimigo.

Preguiça






A preguiça pode ser interpretada também como aversão ao trabalho negligência, indolência, mandriice, morosidade, lentidão, pachorra, moleza, dentre outros.
O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços.
A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas ou fisiológicas.O indivíduo pode não estar se adaptando ao meio em que vive, visto que a sociedade exige dele determinadas posturas e ações como trabalho, estudo, obrigações morais, obrigações sociais, etc. Portanto, o que poderia determinar o seu sucesso ou não é a capacidade de conciliar as suas necessidades com as demandas do meio em que está.

Gula



O pecado da Gula representa o desejo insaciável do ser humano de ter sempre mais do que já tem e precisa.
Na maioria das vezes, as pessoas consideram a gula o pecado de comer excessivamente e mais do que necessita. Mas esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem. Uma forma de cobiça.

Inveja




Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

Avareza




Avareza Um dos sete pecados capitais, é o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre.





Religião
No cristianismo, o pecado capital avareza não tem o significado real de avareza. O pecado avareza, na verdade é a ganância, que foi traduzido de forma errada para o português como avareza. Uma pessoa avarante, acha que tudo e todos querem seus valores materiais ou financeiros, nada é verdadeiro tudo é interesse em suas posses.


Ira



Ira é um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto.

Vaidade






Vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos. A vaidade é mais utilizada hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso. Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja nos outros. O que pelas lentes de alguns é asseio, ou glamour, ou fantasia, ou amor ao belo, ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (parecer) vaidade. Nos Ensaios de Montaigne há um capítulo sobre a Vaidade. A Vaidade (também chamada de Orgulho ou Soberba) é considerada o mais grave dos pecados capitais.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Virtudes









Ordenadas em ordem crescente de santicidade, as sete virtudes sagradas são:



* Castidade (Latim castitate) - opõe luxúria
Auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.



* Fortaleza (Latim, liberalis) - opõe avareza
Despreendimento, largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.



* Temperança (Latim temperantia) - opõe gula
Auto-controle, moderação, temperança. Constante demonstração de uma prática de abstenção.



* Diligência (Latim diligentia) - opõe preguiça
Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças.



* Paciência (Latim, patientia) - opõe ira
Serenidade, paz. Resistência a influências externas e moderação da própria vontade.



* Caridade (Latim, humanitas) - opõe inveja
Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos.



* Humildade (Latim, humilitas) - opõe vaidade


Modéstia. Comportamento de total respeito ao próximo.



Castidade





Castidade opõe luxúria:
O fato da castidade ser uma manifestação da virtude da temperança não significa que esteja desvinculada de outras virtudes humanas, na verdade a castidade se relaciona com qualquer manifestação da vida humana. Segundo Giulia Veronese "a castidade é mais do que a simples continência. A castidade sexual expressa a renúncia consciente e vigilante da sexualidade (entendida como exercício do sexo ou que pode conduzir a ele) por parte da pessoa, obedecendo a fins mais elevados. A castidade é o resultado normal de uma eleição humana; representa a exigente coerência com valores superiores, requer o compromisso pleno de si mesmo e o coração que quer permanecer na sua integridade. Pressupõe sempre uma consciência, mais ou menos clara, do valor da sexualidade na sua dupla finalidade de procriação e amor."

Fortaleza



Fortaleza- opõe avareza
Fortaleza é uma das 4 virtudes cardinais do cristianismo e, segunda a doutrina cristã, ela "assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura dobem, chegando até à capacidade do eventual sacrifício da própria vida por uma causa justa".

Temperança



Temperança - opõegula
A temperança é uma das virtudes propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atracção dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os
instintos e proporcionar oequilíbrio no uso dos bens criados". Essa virtude serve para controlar o pecado dagula. É também uma das 4 virtudes cardinais.

Diligência

Diligência- opõe preguiça
Diligência, em ética, é a virtude humana de seguir um objetivo de vida, conquista ou qualquer tipo de princípio por meios convencionais até chegar ao fim do objetivo. É também uma das sete virtudes do Cristianismo.
A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar. Diligens (diligente) significa aquele que ama. Remédio para a preguiça, a virtude da diligência consiste no carinho, alegria e prontidão (não significa pressa) com que pensamos no bem e nos dispomos a realizá-lo da melhor forma possível.

Paciência






Paciência - opõe ira
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.



Caridade



Caridade - opõe inveja
Caridade é um sentimento ou uma acção altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa. Amor ao próximo; bondade; benevolência; compaixão; esmola.

Humildade












Humildade - opõe vaidade


Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.



Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria da sua mostra simplesmente que lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.



domingo, 15 de fevereiro de 2009

Empreender






A existência de pessoas empreendedoras é o requisito básico para o surgimento de qualquer ramo de iniciativa empresarial. Todas as relações humanas surgem pela motivação de pessoas com espírito empreendedor. A criação de novas empresas, a introdução de inovações nas empresas já existentes e mesmo a dinamização de uma instituição depende da forma empreendedora das pessoas.
Os estudos revelam que regiões que mais se desenvolveram são aquelas onde concentram uma maior quantidade de empreendedores.
O potencial e as habilidades empreendedoras estão latentes em algumas pessoas que manifestam interesse em empreender, quer seja através da criação de uma nova empresa própria, ou mesmo empreendendo inovações e novos negócios para as empresas em que trabalham.
A contribuição ao desenvolvimento econômico e social é dada pelos empreendedores na medida em que criam empregos, geram impostos, fortalecem a concorrência, inovam e produzem riquezas. Por isto são chamados de agentes de desenvolvimento e de mudança.